Lembra aquela vez em que nos chamaram de loucas e que a justificativa foi “para não dar spoilers“? Então…

De acordo com um representante da indústria a falta de Rey nos produtos de Star Wars foi uma ordem direta. A fonte da informação conversou com Michael Bohm, do Sweatpants and Coffee sob a condição de permanecer anônimo.

De acordo com o informante, durante as apresentações para possíveis produtos em Janeiro de 2015 versões iniciais de diversos produtos apresentados para a Lucasfilm tinham Rey em destaque mas, sob o direcionamento dos executivos a presença da Rey foi deliberadamente diminuída nas mercadorias planejadas.

Alguns indivíduos ficaram preocupados com a presença de uma personagem feminina nos produtos de Star Wars e, ao longo das reuniões, os produtores dos brinquedos foram ditos expressamente para excluir Rey dos produtos. O informante relatou que escutou “Nós sabemos o que vende. Nenhum garoto quer um produto com uma personagem feminina.”

E não para na Rey.

Ele confirmou também que a Viúva Negra é considerável “sem uso” dentro da indústria de brinquedos. De acordo com o informante “Ela tem um collant preto e justo. Nosso consumidor padrão se preocupa com “valores familiares”. Isso nos remete à constante sexualização e a permanência de uma visão de que personagens femininas são objetos sexuais. Não tem nada de inapropriado na Viúva Negra – é um macacão preto! Sem mais.

O que se sente, no entanto, é que a visão dos empresários está completamente fora da realidade dos consumidores, já que, ainda de acordo com o informante, os brinquedos de princesas estão em queda, e há um direcionamento claro vindo da indústria: manter a divisão de gênero e marginalizar personagens femininos em produtos que não sejam especificamente focados para meninas.

starwars-rey-7

Desculpa, o que?

Aparentemente a Disney ficou completamente em choque com a imensa procura por bonecos da Rey. Eles haviam colocado muito investimento em bonecos de Kylo Ren, que eles imaginaram ser o personagem de maior procura, então quando os outros personagens começaram a estourar, como Rey, eles ficaram surpresos e foram pegos desprevenidos. Como alguém não pensa que a protagonista do filme vai gerar interesse de compra, eu não entendo. Mas ok.

O que há mais para dizer a não ser um:

Com a imensa procura por produtos da Rey, espero de verdade que os produtores e os responsáveis pelo marketing dos filmes se dêem conta de que personagens femininas vendem, e que se a gente se identifica nos produtos, nós compramos. Espero também que essa divisão babaca, autoritária e ultrapassada do que é “de menino e de menina” deixe aos poucos de existir.

Continuamos de olho.

 

  • Estevao S Brasil

    Mas no fim das contas o boneco mais procurado é o TR8-T0R

    • Fabio Farro de Castro

      Se você se refere ao Finn, veja isso: https://www.youtube.com/watch?v=cCc1c_WCoVo

      • André

        Ele tá se referindo ao stormtrooper que grita “TRAIDOR!” para o Finn, que era FN alguma coisa. TR8-T0R lê-se, em inglês, semelhante a “traitor” (traidor).

        • Fabio Farro de Castro

          Ah, tá, que adivinharam que ele iria virá meme e resolveram fazer um stormtrooper específico dele! ¬¬

          • André

            Não, não. Quem deu o nome de TR8-T0R foram os fãs mesmo. No filme ele é FN qualquer coisa também.

  • Chalingo – O chalingador
    • Fabio Farro de Castro

      Sério? Vai usar Izzy Nobre como argumento?

  • Esse povo não tem noção nao… tenho quase 30 Figures na minha coleção e soh 3 são de personagens masculinos… o resto é tudo de personagem feminino. As roupas são mais bonitas, são mais bem feitas, são mais detalhadas… certeza que compraria uma da Rey.

  • Fernando Ceylão

    Vocês não tem vergonha na cara de MENTIR DESCARADAMENTE? Basta dar um seach básico na Amazon, olhar o catálogo da Kenner e Disney, e ver que existem VÁRIOS bonecos da Rey. E não só bonecos, como todo tipo de merchandising. É lamentável que vocês, doentes da esquerda, sejam obrigados a INVENTAR MENTIRAS para “provar” algo que é uma mentira – e, pior, uma mentira que qualquer googlada mais básica coloca por terra. Sério, vergonhoso.

  • Kitsune Alexandre

    Olha. Faz tempo que não leio tamanha estupidez em tão poucas linhas…
    Logo Star Wars que vende até alfinete de prender fralda de pano e papel higienico perfumado… Logo a Disney que lucra bilhoes com qualquer coisa das princesas…
    Se fosse assim a protagonista seria um velho barbudo não uma menina. Resumindo. A disney comprou Star Wars por bilhoes de dolares só para ser sexista opressora?
    Nossa… Pare de passar vergonha na internet com esse vitimismo colega.

  • esses executivos com esse tipo de pensamento bem que podiam morrer logo de uma vez (estou julgando que todos já devem beirar os 100 anos.. o mais triste é perceber que tem muita gente jovem com esse pensamento merda)

  • Pingback: O Caso Rey - Merchandising, Personagens Femininas e Machismo. -()

  • Collant Sem Decote

    EI André, obrigado pela dica.
    Aqui vai uma dica: sendo homem, não começa um comentário com “não, não”. Só sendo um humano já é meio zoado, mas aí você vem num site feminista e começa com esse tipo de palavra e fica pra lá de arrogante. 😉

    • André

      Opa! Desculpa! Realmente não tinha sido a intenção. Foi uma tentativa malfadada de coloquialismo mesmo, hahaha. Valeu pelo toque. 🙂

      • Collant Sem Decote

        Sem problemas 😉

%d blogueiros gostam disto: