Eu acho sempre muito legal quando os eventos de um livro ou filme ultrapassam a sala do cinema e as páginas e se misturam com a nossa realidade. Principalmente quando é por uma causa importante. Aconteceu com as máscaras de Guy Fawks, de V de Vingança, e agora com Jogos Vorazes.

hunger games 3

O governo militar da Tailândia está tendo que lidar com um novo tipo de protesto silencioso. Militantes contrários ao governo e à copa do mundo de 22 que será sediada no país adotaram o gesto com três dedos de Katniss. É uma resposta a várias proibições e regras que foram estabelecidas para cercear a liberdade de expressão no país. Os militares prederam cinco estudantes que fizeram o sinal durante um discurso, e já disse que se ficar claro que é um meio de resistência (spoilers:É uma forma de resistência) eles “precisarão controlar a situação para que não cause discórdia no país”. Panem, alguém?

hungergames 2

E nos últimos dois dias foi os Estados Unidos que começou a ver sinais dessa mistura entre realidade com a ficção. Depois do policial que matou Michael Brown ter se livrado das acusações uma série de revoltas se espalhou pelo país.A já icônica frase em que Katniss grita e ameaça o Presidente Snow “Se nós queimarmos, você queima conosco” que apareceu pixada num arco da cidade de Saint Louis.A família do rapaz pediu que os manifestantes não confrontem a polícia, mas mensagem pode ser interpretada de duas maneiras: ou a população quer deixar claro que está machucada, ou que a violência policial vai ser respondida com violência. Eu acho que a mensagem pende mais para a segunda opção.

Os sites The Harry Potter Alliance e OddsInOurFavor.org criaram essas montagens incríveis. É interessante notar como essa comparação imagética entre a repressão da polícia aos protestos, e as imagens do filme também me fizeram lembrar de junho do ano passado.

mockingjay-ferguson-comparison-2 mockingjay-ferguson-comparison-3

É sempre inspirador ver como um produto cultural pode unir e inspirar as pessoas a se levantarem contra as injustiças de um sistema opressor. Que tanto na Tailândia, quanto nos EUA, esses grupos alcancem a liberdade, a igualdade e a justiça pela qual lutam.

Thailand Politics

PS: E fica também uma pequena voadora de duas pernas naqueles que acham que Young Adults são lixos literários. Uhum. Não.

%d blogueiros gostam disto: