Eita que se falou sobre esse filme, então vamos falar um pouquinho mais. :3

Toda fez que eu gravo um vídeo acabo deixando alguma coisa importante de fora, então vem cá e deixa eu fazer um adendo MUITO IMPORTANTE.

Caça-Fantasmas não tem:

  • Piada Gordofóbica
  • Piada Racista (o que se faz é uma piada sobre racismo)
  • Piada Misógina ou Machista
  • Piada LGBTfóbica

Caça-Fantasmas é um ótimo exemplo de filme que faz humor sem precisar subir em cima de nenhum minoria, que sabe fazer rir, que tira sarro de si mesmo e que consegue fazer a sala inteira gargalhar sem ofender ninguém. Esse tipo de humor é o humor verdadeiramente difícil, aquele que faz suar na hora de escrever o roteiro e que obriga os roteiristas a pararem para se desconstruir enquanto escrevem. E isso é maravilhoso.

Tem piada com o Kevin? Sim. Piadas que são uma resposta aos anos de representação feminina reduzidas ao estereótipo de mulher burra. O punchline em Caça-Fantasmas é certeiro.

No vídeo eu prometi alguns links:

No blog Preta, Nerd e Burning Hell
- Opinião: Caça-Fantasmas
- Contra o Racismo e a Ignorância Intencional
- Caça-Fantasmas (2016): notas pessoais sobre diversidade e representação

No Minas Nerds:
- Eu Quero Ser Caça-Fantasmas

O filme foi obviamente bem no nosso sistema de review para representação feminina. Para saber sobre os nossos critérios clique aqui.

Representação Feminina
O filme retratou quatro mulheres sem cair na necessidade delas serem delicadas e "femininas" enquanto chutam bundas fantasmagóricas.
Eu gostaria de ter visto mais diversidade de etnia e sexualidade no filme. Teria sido ótimo se a produção não tivesse se fixado no padrão 3-1 de personagens brancos e negros do filme original.
88%Pontuação geral
1)HÁ PELO MENOS DUAS PERSONAGENS FEMININAS?100%
2)Elas conversam entre si sobre algo que não um homem?100%
3)Ela(s) é(são) importante(s) para a trama central?100%
4)Ela(s) não é(são) desnecessariamente hiper-sexualizada(s)?100%
5)Ela(s) é(são) está(ão) presa(s) aos tropos/clichês de personagens femininas?80%
6)Número de personagens femininas em relação ao número de personagens masculinos.100%
7)Há diversidade entre as personagens femininas?75%
8)Participação feminina na equipe criativa central do filme.50%
  • anonima

    Hey!

    Uma curiosidade: Você comentou que gostaria de ter visto mais diversidade de sexualidade no filme. Então, a personagem da Holtzmann era pra ser lésbica. Saiu uma reportagem em inglês em que o diretor do filme é perguntado sobre a sexualidade da personagem, e confirma que ela é gay. Um link disso: http://metro.co.uk/2016/07/14/paul-feig-says-movie-studio-wouldnt-let-him-say-female-ghostbuster-was-gay-6006300/

    Em outras entrevistas ele explicou que as personagens foram baseadas nas atrizes que as interpretaram e que deixou elas improvisarem e adicionarem coisas aos personagens, e como a atriz Kate McKinnon é lésbica, isso meio que se transferiu para a Holtzmann.

    Porque não sabemos disso? Porque isso não aparece no filme? Porque tanto ele como a própria Kate McKinnon foram proibidos de comentar sobre isso pelo estúdio, que não queria criar mais polêmicas ao redor do filme. E que provavelmente deve ter cortado qualquer cena em que isso ficasse mais explicito do filme.

    Que triste, né nom? Poderíamos ter um grupo de personagens ainda mais diversas, não fosse a ganância dos estúdios.

%d blogueiros gostam disto: